ARQUÉTIPO FAZ PROJETO DE INSTITUTO TECNOLÓGICO

O município de Igarapé (RMBH) está prestes a ganhar um instituto tecnológico, com a denominação de Instituto Mineiro de Educação e Cultura Tecnológica (Imect). A proposta foi analisada e aprovada pela Diretoria Institucional e Superintendência Executiva do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEEMG), entidade mantenedora do Imect.
Para dar agilidade ao projeto, o superintendente-executivo do CIEEMG, Waldemar Dornas Pereira, que também é especialista em educação técnica, está buscando apoiadores para o mesmo. A Prefeitura de Igarapé é parceira da instituição no empreendimento oferecendo o apoio institucional.

Conforme o arquiteto Armando Valenzuela, da Arquétipo – Arquitetura e Engenharia Ltda, seguindo recomendações do idealizador do projeto, professor Waldemar Dornas, as estruturas serão em pré-fabricados de concreto e a forma é um “14 Bis”, uma homenagem ao cientista, pesqisador e inventor mineiro Alberto Santos-Dumont. A área construída do prédio será de 5 mil metros quadrados e o terreno tem 30 mil metros quadrados.

A característica do ensino a ser ministrado é na linha pedagógica do ensino dirigido, multidisciplinar e interativo. Os docentes e discentes usarão o canal da Internet e Intranet, podendo haver aprendizado e ensino à distância ou também laboratorial e presencial. Haverá uma interação com empresas da região que ajudarão na formatação dos cursos conforme as suas demandas e que utilizarão o equipamento para formação e qualificação contínua de sua mão-de-obra. O CIEE-MG, como entidade mantenedora, gerenciará a interface com instituições – tipo SESI, SENAC, SENAI, UTRAMIG, etc. – que possam fornecer pacotes de cursos ou mesmo profissionais para ministrarem estes cursos. A compreensão desta sinergia e dinâmica foi fundamental para a criação do projeto e definição do partido arquitetônico pelos arquitetos da Arquétipo – Arquitetura e Engenharia Ltda.

“Adotamos a ideia das salas de estudo e dos departamentos de criação dos grandes parques tecnológicos, com ilhas ou núcleos informatizados. Nesse sentido, as divisões entre os departamentos se darão por divisórias, normalmente baixas, já que o layout admite total flexibilidade”, observa Valenzuela.
Igarapé está localizada a 35 quilômetros de Belo Horizonte, com área de 110 quilômetros quadrados. O município possui uma população de aproximadamente 33 mil habitantes.
«
»